O projeto Trilha para o Mundo do Trabalho tem como propósito apoiar e impulsionar os jovens atendidos pelo CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola de Brotas-SP para que possam não apenas identificar seus sonhos, mas criar as condições para que eles se realizem, a partir do mapeamento da própria história e do reconhecimento de suas competências e habilidades.

A partir do dia 5 de maio de 2023, durante 04 meses, os 40 jovens divididos em duas turmas serão companhados por duas educadoras do Instituto Astral em oficinas de 2 horas semanais.

É comum encontrarmos jovens que não sabem quais são seus sonhos ou desejos – ou que não reconhecem as habilidades e competências que já possuem e realizam em seu cotidiano. Ao transitar para a vida adulta, são povoados por dúvidas e medos no que se refere às demandas dessa nova fase, especialmente quanto às primeiras experiências no Mundo do Trabalho.

É exigido do jovem nesse período de transição que seja capaz de escolher aquilo com o qual deseja contribuir com a sociedade – sua carreira, seu curso superior, seu emprego. Essa exigência, muitas vezes, é percebida por eles como um peso. O que vemos é que há um hiato entre o que lhes é requerido e o que lhes é oferecido em relação a acompanhamento e impulso para que essas escolhas sejam feitas com confiança e protagonismo.

A partir do mapeamento da própria história, da identificação do seu repertório individual, sua singularidade e suas curiosidades, o presente projeto visa acompanhar os adolescentes na entrada ao Mundo do Trabalho, apoiando os jovens para que possam não apenas identificar seus sonhos, mas criar as condições de sua realização e tirar experiências proveitosas e engrandecedoras dentro de seus primeiros empregos.

Vivência com a Turma 2 do projeto.