Devido às mudanças climáticas e as fortes chuvas dos últimos anos, somadas ao mau uso do solo e sua ocupação desordenada, estamos assistindo ao rio morrer.

O rio Jacaré Pepira é a alma desta cidade e sem ele Brotas não sobreviverá. Turismo, agronegócio e abastecimento humano dependem de suas águas e por isso lançamos este apelo.

O Instituto Astral é uma ONG fundada em 2020 cujo objetivo principal é a proteção do rio Jacaré e seu ecossistema. Atuamos ativamente na promoção de um diálogo de qualidade entre o poder público e a sociedade para construção de políticas públicas favoráveis não só a preservação ambiental mas também as que visem oferecer aos brotenses mais acesso à cultura e à educação. Mas precisamos de ajuda para continuar fazendo nosso trabalho…

Contribuímos com o poder público, e também o pressionamos, para o direcionamento de ações efetivas de preservação, entre elas a contratação de um Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo que oriente os produtores agrícolas, a contratação de mais fiscais ambientais para atuarem na zona rural, a reformulação do arcabouço legal ambiental, a criação de um programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), entre outras reivindicações ambientais.

Nosso projeto permanente é o Educastral, educação ambiental para estudantes, moradores e proprietários de terra de Brotas, vinculado ao conteúdo da exposição permanente do Instituto Astral, “Águas de Brotas”, que dá protagonismo ao rio e a seus problemas atuais. O objetivo deste projeto é sensibilizar o maior número de moradores, proprietários de terra e gestores municipais sobre a necessidade do cuidado com o rio do nosso município.

Junte-se a nós nessa luta, faça uma doação!
Pix: [email protected] (Banco Sicredi)
Doação recorrente: https://institutoastral.com.br/doe-aqui/

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *