Categories:

Mas afinal, como surgiu a água na Terra?

Nem sempre o nosso planeta se pareceu com o que estamos acostumados hoje em dia. Extinções em massa, Eras glaciais, superaquecimento… a Terra já passou por muita coisa, mas antes de tudo isso, a água nem existia, ou pelo menos não do jeito que conhecemos. Para esse momento, chamado de Terra Primordial/Primitiva, com cerca de 4 Bilhões de anos atrás, é necessário imaginarmos um planeta muito quente, que recebia milhares de asteroides em sua atmosfera a todo momento e estava começando a se resfriar pela primeira vez. Exatamente pela datação extremamente antiga, não há como saber de fato como a água se formou no planeta, mas cientistas criaram algumas hipóteses para tentar explicar de acordo com alguns fatos.

A Teoria da Multiformação é a teoria representada pelo painel da exposição. Esta teoria se baseia na união de outras duas, chamadas de “Teoria dos Gases” e “Teoria dos Cometas”.

Acredita-se que entre os gases que foram condensados pela gravidade numa Terra Primitiva, estavam presentes átomos de hidrogênio e oxigênio. Sob enorme pressão, começaram a se condensar no interior do planeta, erupçando em gêiseres até a temperatura global diminuir.

Ao mesmo tempo, com o avanço da tecnologia, descobrimos que em cometas e em meteoros existem partículas de gelo. São estas partículas que nos permite ver a “cauda” do cometa no céu estrelado, pois seria o gelo escapando e refletindo a luz de alguma estrela próxima. Por toda a Terra encontramos lugares que no passado foram colididos por um desses meteoros. Teria então a água vindo de fora?

Esta teoria tem alguns precedentes, dentre eles a própria formação do universo. cientistas astrônomos já demonstraram que estrelas são capazes de criar vários elementos em seus núcleos, hidrogênio, nitrogênio, carbono e oxigênio, isso devido à sua enorme pressão e temperatura, muito maior do que qualquer planeta. Quando elas morrem, elas podem virar as chamadas “supernovas”. 

As supernovas são as responsáveis por enviarem para todo o universo os átomos que foram criados no seu núcleo ainda como estrela, através de enormes explosões, virando a “poeira estelar”. Quando esta poeira começa a se concentrar, e formar uma massa com gravidade (um processo que leva também, bilhões de anos) pode vir a se tornar um planeta um dia. Daí a ideia de que os elementos para a água se formar sempre estiveram aqui, só não estavam em uma condição própria que favorecesse seu surgimento como conhecemos até então.

Ao mesmo tempo, essa teoria é muito forte pois sabemos através de registros geológicos que o laneta já teve várias colisões que criaram crateras em sua crosta. Além destes impactos, também temos geólogos e astrônomos estudando as rochas que vêm do céu. É possível então que em algum momento da Terra Primitiva, tenha sido atingida por uma quantidade absurda de meteoros que traziam dentro de si estes cristais, e conforme foram entrando em contato com a terra, foram criando as crateras onde se acumulou água aos poucos. 

Vale lembrar, mais uma vez, que o planeta naquelas condições era extremamente quente e com muita troca de energia acontecendo ao mesmo tempo, então pode ser que não necessariamente no instante em que o meteoro atingiu a terra, já se formaram bolsões de água. Pode ser que ao chegar nessa Terra absurdamente quente, a água tenha se evaporado muito rápido. O processo contínuo de meteoros caindo, água chegando e temperaturas altíssimas, faz crer que também muitas tempestades elétricas aconteciam por todo o globo até que o mesmo se esfriasse.

Pelo fato de que o surgimento da água remonta a tempos onde o ser humano não consegue datar com total precisão, é difícil saber com certeza o que aconteceu. 

Esta teoria enuncia que não há como aceitar apenas uma única teoria pois os embasamentos são muito fortes, e não necessariamente conflitantes. A pré-existência de átomos de oxigênio e de hidrogênio no planeta não descarta a possibilidade da chegada dos meteoritos, pois os vemos atingir a Terra até hoje.

A ciência é muito complexa, e para ser realizada basta apenas uma pergunta. Porém, para responder a essa pergunta precisamos sempre de fatos e comprovações, por isso quando teorias surgem, elas podem, e devem, sempre ser discutidas. E você, o que acha de tudo isso?

Texto Original: Ruan Vinicius Smaniotto de Souza – Ecólogo, Instituto Astral.

Palavras chave: Água, Terra

Fonte: 

How Did Water Come to Earth? | Science – SMITHSONIAN MAGAZINE, Maio de 2013

Qual a origem da água? – Ecycle

As Águas do Planeta Terra – Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola 

Sem título-1 – ABC do Meio Ambiente – Ibama

Artigo Anterior Planeta Terra: o surgimento do nosso planeta e sua evolução –  Minas Faz Ciência

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *